Parceria do CIM garante entrega de 16 mil equipamentos a 24 municípios maranhenses por meio da Fundação Vale
Os 24 municípios maranhenses que integram o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), estão sendo contemplados com a entrega de mais de 16 mil equipamentos para fortalecer a Atenção Básica e a Assistência Social. A iniciativa é fruto da parceria do CIM, com a Fundação VALE, CEDAPS e articulação direta do presidente do consórcio, Didi do PP, prefeito de Alto Alegre do Pindaré. A ação integra o Projeto Ciclo Saúde Proteção Social e marca um passo importante na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população
As entregas, iniciadas nesta semana, já chegaram a Bacabeira, Santa Rita, Itapecuru-Mirim, Anajatuba, Miranda do Norte, Arari, Vitória do Mearim, Bom Jardim e Tufilândia. Nesta quinta-feira (25), foi a vez de Alto Alegre do Pindaré receber os materiais, na cerimônia liderada pelo prefeito Didi do PP e que contou com a participação de colaboradores da VALE e servidores públicos.
Entre os itens doados estão sonares, aparelhos de pressão, macas, balanças infantis, oxímetros, cadeira portátil de dentista, caixas de som, mesas, cadeiras e projetores, entre outros itens. Esses recursos vão equipar Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), criando ambientes mais adequados para o atendimento humanizado, atividades educativas e diagnósticos mais precisos.
“Essa entrega demonstra a força da união dos municípios consorciados ao CIM. Graças à parceria com a VALE e à articulação conjunta, estamos conseguindo levar melhorias concretas para a saúde e a assistência social das cidades cortadas pela Estrada de Ferro Carajás. Nosso compromisso é continuar trabalhando para que cada município tenha condições de atender melhor sua população, com dignidade e qualidade.” — destacou o presidente do CIM, Didi do PP.
Esta é a segunda etapa de doações do Ciclo Saúde Proteção Social, iniciado em setembro de 2023. O primeiro lote contemplou equipamentos tecnológicos, como notebooks e tablets, que modernizaram os sistemas de informação do SUS e do SUAS nos municípios, aprimorando o planejamento e o acompanhamento dos usuários.
Além da entrega de equipamentos, o programa promove formação continuada para profissionais de saúde e assistência social, fortalecendo a capacidade técnica das equipes e garantindo um atendimento mais qualificado.
O Projeto Ciclo Saúde Proteção Social tem como executor técnico o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), é financiado pelo Fundo Juntos pela Saúde, criado pelo BNDES e gerido pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), com apoio de doadores privados. No Maranhão, a iniciativa reúne o CIM, a VALE, a Wheaton Precious Metals e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em uma aliança que integra o setor público, privado e a sociedade civil.
Municípios contemplados
Fazem parte do projeto os municípios: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru-Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Luís, São Pedro da Água Branca, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.