Francimar Melo é reeleito presidente do PT no MA, mas resultado é contestado
Francimar Melo foi reeleito presidente estadual do PT no Maranhão na noite de quarta-feira (9), após o encerramento da apuração do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025. Ele representa a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) e contou com o apoio de nomes como Cricielle Muniz, Washington Oliveira e do deputado federal Rubens Júnior.
A eleição foi marcada por atrasos na apuração em mais de 100 municípios, o que motivou a vinda da secretária nacional de Organização do PT, Anne Moura, para acompanhar pessoalmente a contagem final.
Apesar do anúncio da vitória, o resultado foi imediatamente questionado. Genilson Alves, Raimundo Monteiro e Francisco Rogério entraram com recurso pedindo a exclusão de Francimar do processo e a anulação de seus votos. Eles alegam que, por ser comissionado do governo estadual, o dirigente deveria ter contribuído financeiramente com o partido — o que, segundo os autores da denúncia, não ocorreu, o tornando inelegível.
O recurso será analisado pela direção nacional do PT. Nos bastidores, o grupo ligado ao vice-governador Felipe Camarão também contesta o resultado.