Wellington participa do Fórum de “Governança da Internet”

 Wellington com David Kaye, Comissário de Direitos Humanos e Relator Especial da liberdade de opinião e expressão da ONU.

Wellington com David Kaye, Comissário de Direitos Humanos e Relator Especial da liberdade de opinião e expressão da ONU.

Na manhã desta segunda-feira (9), o vice-presidente das comissões de Educação e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Wellington do Curso (PPS), representando a Assembleia Legislativa do Maranhão e a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), participou da programação de abertura do “Day 0”, da 10º reunião anual do Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF/2015), promovido pela secretaria-geral da ONU e acolhido pelo Governo do Brasil.

O “Day 0” é uma das atividades do Fórum e é assim chamado por ser organizado pelo país sede um dia antes do início oficial da programação da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento está  acontecendo no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa (PB), e terá programação por toda a semana, contando com a presença de ministros, governadores, secretários de Estado, parlamentares e outras autoridades de mais de 100 países.

“Apesar de estarmos na ‘Era Tecnológica’, grande parte da população ainda não tem acesso à internet e ainda está à espera da inclusão, o que destaca a necessidade de se articular políticas públicas que combatam tal realidade. Por isso, levamos essa discussão a fim de promover a inclusão e o desenvolvimento do Maranhão, sobretudo, através da educação. Embora o tema seja de grande amplitude, o Fórum disponibiliza um vasto conhecimento, já que propicia informações e dados da ONU em suas assembleias gerais. Temos, então, não somente a realização de um evento internacional, mas a preocupação, enquanto parlamentar e educador, de democratizar a informação, colocando o conhecimento como algo de fácil acesso a todos os cidadãos, atenuando assim as desigualdades sociais que ainda enfrentamos”, ressaltou o parlamentar.

O QUE É A 10ª REUNIÃO ANUAL DO FÓRUM DE GOVERNANÇA DA INTERNET? A 10º reunião anual do Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF/2015), promovido pela Secretaria-geral da ONU e acolhido pelo Governo do Brasil, realiza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O IGF/2015 fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores envolvidos na governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet. Dessa vez, o Fórum tem por tema “a Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável” e será apoiado por oito subtemas que irão enquadrar as discussões do encontro de João Pessoa: • Cibersegurança e confiança; • A economia da Internet; • Inclusão e diversidade;  •Abertura de acesso; • Reforçando a cooperação multissetorial; • A Internet e os Direitos Humanos; • Recursos críticos da Internet; • Questões Emergentes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta