Sá Marques denuncia situação de policial civil que aguarda transferência para se salvar do COVID-19

O vereador Sá Marques (Podemos) denunciou a situação do do policial civil aposentado Walmundo Reis, de 81 anos, mais conhecido como Pigmeu, que estava no hospital do Servidor do Estado, diagnosticado com a Covid-19.

O paciente já regulado para ser transferido para outra unidade para conseguir se salvar até a noite deste domingo não havia conseguido a transferência e a situação se agravou.

A situação é delicada já que Pigmeu é considerado grupo de risco, ele é obeso, tem cerca de 160 quilos, além disso é diabético e tem uma hernia de disco, segundo fontes oficiais o quadro é crítico, e se encontra entre a vida e a morte. Pigmeu é uma pessoa bastante conhecida entre profissionais do meio da segurança e cultura, já que é casado com Aparecida Lobato, compositora do Boi de Morros.

Em uma atitude desesperada, a família conseguiu uma ambulância e deve conseguir a transferência para o Hospital São Domingos, o problema é que a condição financeira da família não permite o pagamento nem de dois dias de internação em uma UTI do hospital particular.

O quadro do policial já inspira cuidados e ele estaria precisando de um respirador para conseguir se manter vivo. Na condição de advogado, o vereador Sá Marques pediu uma liminar para conseguir a internação.

Outro caso

Outro caso dentro da polícia civil, não pela situação envolvendo o coronavírus, mas também por problemas cardio respiratório e o do policial civil Fernando Correia, que se encontra na UPA do Parque Vitória. Ele aguarda transferência para uma outra unidade de saúde, segundo informação do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão.

Superlotação em UTIs

Segundo o último boletim da secretaria estadual de saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI na capital já chegou a 94,64%, o maior índice de ocupação. São Luís lidera disparada o número de casos da covid-19 no Maranhão e é uma das capitais brasileiras com maior número de registros da doença em termos proporcionais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta