Escola da rede municipal vence mostra escolar do III Maranime

Escola da rede municipal vence mostra escolar do III Maranime.

Escola da rede municipal vence mostra escolar do III Maranime.

A animação “Desconectados”, produzida por estudantes do 8º e 9º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Rocha, da Areinha, venceu o III Festival Maranhense de Animação (Maranime) na categoria “Maranime nas escolas”. A mostra de caráter competitivo envolveu animações produzidas por estudantes da capital maranhense e de outras quatro cidades do interior do estado.  Participaram da mostra “Maranime nas escolas” 27 curtas-metragens, produzidos por estudantes de 11 unidades de ensino da rede municipal. O III Maranime é idealizado e coordenado pelo Instituto Formação e contou com a adesão e o apoio da Prefeitura de São Luís.

O nome da escola vencedora foi revelado na solenidade de encerramento do festival, realizada no Cine Praia Grande. O apoio da Prefeitura de São Luís também foi reconhecido e homenageado durante o evento. O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, e o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, receberam troféus para simbolizar a parceria.

“O prefeito Edivaldo defende a ampliação das oportunidades de aprendizado como fundamental para a formação integral de nossas crianças, adolescentes e jovens. Este evento possibilitou aos nossos estudantes o exercício da expressão artística e a superação das fronteiras da sala de aula, permitindo assim a aquisição de saberes e experiências diferenciadas. Agradeço ao Instituto Formação pela parceria que muito acrescentou aos nossos jovens ao longo dos últimos meses”, afirmou o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

O presidente da Func, Marlon Botão, destacou a importância do trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade civil. “Uma parceria com esta é muito salutar e traz grandes benefícios às crianças e jovens e São Luís, que podem contar com uma oportunidade de ter acesso a formas diferenciadas de cultura e de conhecimento”, frisou.

VITÓRIA – Surpresa, alegria e orgulho. Esses foram os sentimentos que tomaram conta dos estudantes Samuel Arcanjo Alves de Oliveira, Emerson Guilherme Sodré Freitas e Rheuryod Makley Macena Cunha, todos do 8º ano da U.E.B. Maria Rocha, responsáveis pelo curta-metragem “Desconectados”, vencedor da categoria escolar do festival. O filme foi feito após uma oficina de animação produzida pelo Instituto Formação, idealizador e organizador do festival. “Desconectados” é sobre o uso de aparelhos celulares e outras mídias em sala de aula, e de como esses aparelhos podem atrapalhar os estudos e interferir na concentração em sala de aula. Além do troféu, a escola campeã ganhará um valor em dinheiro para a compra de materiais pedagógicos.

“Fiquei tão surpreso quando meu colega me disse que a gente tinha ganhado a premiação que pensei que fosse brincadeira dele”, comentou Rheuryod Makley, de 13 anos. “Só tive mesmo certeza quando a diretora chegou na sala pra mostrar o troféu e dar a notícia pra gente”, acrescentou. Emerson Guilherme, também de 13 anos, disse que a participação na oficina e na montagem da animação foi pra ele um grande aprendizado. “Gostei demais, estou até com outras ideias para outras animações”, destacou.

INCENTIVO – A gestora da U.E.B. Maria Rocha diz acreditar que o resultado da premiação servirá como um incentivo para que os alunos passem a estudar mais e participar das atividades extracurriculares da escola. “Com certeza os alunos estarão mais motivados. Essa experiência foi uma oportunidade única na vida deles e mostrou pra eles que são capazes e que só se conquista o sucesso com responsabilidade e compromisso”, enfatizou Mirian de Jesus.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta