Caxias recebe lançamento do Inova Jovem

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) realizou nesta segunda-feira (30) o lançamento do Inova Jovem em Caxias, no Maranhão. A cerimônia contou com a presença do secretário nacional de juventude Assis Filho, do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, da primeira dama e secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Letícia Gentil, do vice-prefeito Paulo Marinho Junior, do vereador Ximenes, do coordenador Municipal de Juventude, Análio Junior e do diretor da Escola Municipal Antônio Rodrigues Bayma, Raimundo Nonato.

Assis Filho apresentou o Inova Jovem e o Brasil Mais Jovem 2018, pacote de ações lançado em março pelo presidente Michel Temer, que visa dar mais oportunidades para a juventude brasileira. “Caxias receberá um curso de empreendedorismo com todo acompanhamento técnico com profissionais da área. Serão aulas presenciais e materiais gratuitos. A SNJ vai disponibilizar também uma mentoria de três meses para os alunos”, afirmou. Segundo Assis, o objetivo é que 75% de cada turma de Caxias tenha aproveitamento. “Com o Inova Jovem os alunos poderão montar seu próprio negócio através do empreendedorismo para que eles alcancem sua autonomia financeira e profissional”. Para ele, o empreendedorismo é a principal alternativa para combater a pobreza, violência e todos os males que afetam a juventude. Assis Filho se colocou à disposição da juventude caxiense.

Whatsapp image 2018 04 30 at 13.09.30 1

O prefeito Fábio Gentil afirmou que o futuro está na mão dos jovens. “A juventude, agora, tem tudo na mão para poder crescer e desenvolver. O Inova Jovem chega com o objetivo de fazer com que todos tenham oportunidades. A SNJ esta propiciando isso para Caxias”, disse. Para ele, o Inova Jovem vem com o compromisso de qualificar as pessoas que querem desenvolver. “Eu tenho a certeza de que se nós quisermos, nós conseguimos realizar. Uma árvore só da fruto com o tempo, então é preciso que se plante hoje o que queremos colher amanhã”, afirmou. Na ocasião, o prefeito agradeceu a presença de todos, especialmente a Assis Filho, que colocou Caxias como um município que tem tudo para desenvolver.

Inova Jovem é um projeto que surgiu em resposta ao Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ), que trouxe à tona dados alarmantes sobre a realidade dos jovens negros, moradores de periferias e municípios vulneráveis. Ele traz dados como mortalidade por homicídios, de mortalidade por acidentes de trânsito, de frequência à escola e situação de emprego, de pobreza e de desigualdade, além de analisar a situação de vulnerabilidade para as 27 unidades da federação com base nos mesmos indicadores utilizados no município. Além disso, acrescenta o componente de desigualdade racial, onde o estado do Maranhão ocupa o 6º lugar no ranking. Caxias aparece em 27º lugar no ranking geral de vulnerabilidade.

Whatsapp image 2018 04 30 at 13.09.29 1

Brasil Mais Jovem
O principal objetivo do Brasil Mais Jovem é possibilitar que as ações do Governo Federal cheguem aos 51 milhões de jovens brasileiros. São elas: o Diagnóstico sobre a Juventude LGBT, o Diagnóstico sobre o Juventude Rural, o Inova Jovem, a Implantação de 27 Estações Juventude 2.0, o Plano Nacional de Startups e Empreendedorismo para Juventude, o Novo Plano Juventude Viva, a ampliação do Programa Forças no Esporte (PROFESP), a proposta de atualização Projeto de Lei 4530/04 do Plano Nacional de Juventude (PNJ), a criação dos Conselhos em Rede, o Atlas da Juventude e o ID Jovem 2.0.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta