Anajatuba inaugura Centro de Diagnóstico por Imagem de alta tecnologia

Unidade com novos equipamemtos visa melhorar ainda mais as ações na área de saúde do município.

A Prefeitura de Anajatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nessa sexta (10/07), o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). A Unidade vai funcionar em uma nova área construída anexa ao hospital municipal Nilton da Silva Lima Filho. Trata-se de um novo serviço de saúde municipal baseado no modelo de medicina diagnóstica com exames de raio X, com laudo e sem laudo, e ultrassonografia.

A solenidade foi comandada pelo prefeito Sydnei Pereira e contou com a presença de assessores, vereadores e outras autoridades.

A inauguração representa um marco para a história do município, fundado em 22 de julho de 1854 e, prestes há completar 167 anos.

Adquirido através de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Zé Carlos (PT), com tecnologia chinesa, o aparelho possui uma potência de 50 a 850 mil amperagem, sendo o mais moderno da região Norte do Estado, e com capacidade de atendimento ilimitada.

“Este momento representa um marco desde a fundação do nosso município, o que nos enche de orgulho. Na oportunidade, além de toda a equipe técnica que não mediu esforços para transformar este sonho em realidade, pois precisamos montar uma espaço com linha de transmissão elétrica própria, com capacidade para suportar o equipamento, agradeço em especial, o deputado federal Zé Carlos, que direcionou recurso parte aquisição do aparelho que vai beneficiar milhares de anajatubenses”, disse o prefeito.

AÇÕES NA AREA DE SAÚDE

Desde que assumiu o comando do município, no ano de 2015, muitas ações foram desenvolvidas na área da saúde. Num total, oito unidades básicas de saúde foram construídas e reformadas nos povoados Picada, São João da Mata, Bacabal, Quebra, São Raimundo, Boca do Caminho, Queluz.

Com 100% de cobertura, a administração municipal aumentou de oito para 13 o número de equipes de saúde da família bucal, adquiriu consultórios odontológicos modernos para fortalecer e ampliar as equipes de saúde bucal e, ainda, um odontomóvel para prestar atendimento nas comunidades mais distantes.

Instalou duas academias de saúde, sendo uma na sede, na Praça da Matriz e outra na localidade do Afoga. Também implantou o Programa Saúde na Comunidade, assegurando além do atendimento com médicos especialistas em áreas como urologia, ginecologia, ortopedia, disponibilizou, ainda, a distribuição de medicamentos à população.

Duas equipes de NASF-AB, com profissionais tais como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, artesãos, técnico em enfermagem e fonoaudiólogos foram implantadas, garantindo o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial- CAPS I, outro sonho conquistado.

A nomeação de 30 agentes comunitários de saúde, a implantação do Programa de Distribuição de fraldas descartáveis pelo SUS, por meio da Assistência Farmacêutica, o fortalecimento das campanhas de vacinação e do Programa de Tratamento Fora do Domicilio com vários veículos confortáveis, adquiridos através do Ministério da Saúde e Governo do Estado, tais como uma L/200 Triton, uma ambulância, são outras medidas que podem ser citadas.

COMBATE A COVID 19
No combate a Covid 19, as ações foram inúmeras, como a aquisição de medicamentos para tratamento de pacientes de covis seguindo o protocolo municipal; aquisição de leitos clínicos, distribuição de milhares de máscaras de centenas de litros de álcool gel, implantação do centro de Referencia para tratamentos dos pacientes vitimas da covid-19 com funcionamento 24 horas, entre outros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta